ESTE BLOG É DA ESCOLA ALUÍSIO GERMANO EM CARPINA PERNAMBUCO E TEM COMO PONTO FUNDAMENTAL PROPORCIONAR A TODOS REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
VISITANTES
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Escrever bem é...
Escrever bem é organizar as ideias a fim de que sejamos coesos e coerentes com o que desejamos transmitir.
Como diz Othon Garcia, em seu livro comunicação em prosa moderna, escrever bem é aprender a pensar. Segundo ele, a primeira etapa para a produção escrita é o planejamento da mensagem que pretendemos transmitir.
Diversas vezes nos vimos estagnados no momento da escrita nos sentimos meio que sem saber por onde iremos começar. E, nessas horas pensamos: O que vou escrever? Como vou começar? O que preciso fazer?
Dad Squariri outro dia concebendo uma palestra disse que escrever bem é escrever de forma organizada e que a mensagem que vamos passar se torne literalmente compreensível ao interlocutor.
Acreditamos que em alguns momentos escrevemos e não compreendemos o que fizemos; o problema é que colocamos palavras demais, deixando o nosso texto prolixo e dessa maneira de difícil compreensão.
Para melhorarmos nossas produções textuais se faz necessário seguir alguns itens importantes:
1-Agilidade;
2-Concisão;
3-Objetividade;
4-Correção gramatical;
5-Adequação da linguagem ao receptor;
6-Adequação da linguagem ao contexto;
7-Evitar chavões, clichês/frases feitas;
8-Coerência;
9-Coesão;
10-Persuasão;
11-Evitar a prolixidade.
Finalizamos, ressaltando a ideia de que escrevemos bem quando nos fazemos entender pelo interlocutor, quando a nossa mensagem chega bem a quem estar lendo o que escrevemos, de forma coesa e coerente sem que haja nenhuma interferência na transmissão da mensagem. Neusa Amorim
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito bom esse post. Agora há pouco eu estava passando por esse drama de não saber por onde começar um texto. A melhor maneira é iniciar para não perder as idéias e organizá-las na revisão. Depois é fundamental voltar e enxugar os excessos. Escrever é cortar palavras. Essa foi a melhor definição que ouvi até agora.
Postar um comentário