VISITANTES


terça-feira, 28 de julho de 2009

JARDINEIRO, AGRICULTOR E SEMENTE.



JARDINEIRO, AGRICULTOR E SEMENTE.

Não quero falar do passado. As coisas boas que aconteceram e a lembrança dos amigos que pensei serem eternos devem ficar para sempre armazenadas no arquivo recordações.
As besteiras, e não foram poucas, intencionais ou não, ficarão armazenadas em um cantinho da memória de difícil acesso para que não se transformem em fantasmas que assustam.
Não quero olhar muito para o futuro.
Ele fica longe demais e mesmo com todo planejamento sempre tem uma força a interferir e no final sabemos com certeza que todos terão o mesmo fim.
As colheitas que virão darão frutos na mesma proporção ou multiplicarão as sementes que eu jogar no canteiro da minha vida ou da vida dos outros.
Sei que muitas vezes jogamos semente podre na terra achando que seus frutos serão saborosos.
Tenho plena consciência que muitos não têm condições de semear, então eu preciso aumentar o meu estoque de semente porque sei que a minha colheita terá que ser repartida.
“Saiu o semeador a semear e ao jogar a semente algumas caíram sobre a as pedras e foram queimadas pelo sou sol ou devoradas pelas aves, outras caíram sobre os espinhos e foram sufocadas, uma pequena parcela caiu em terra fértil e se multiplicaram em frutos bons e geraram novas sementes”.
Eu não preciso ser um semeador para entender que todas as sementes lançadas deveriam dar frutos doces e saborosos, os frutos amargos podem se transformar em iguarias de sonho e até mesmo as que caíram sobres os espinhos podem ser recolhidas e replantadas em novos canteiros.
A semente já foi lançada.
O semeador sabe onde e porque elas germinaram ou não.
E ao lançar a semente ele sabia que teria que contar com a ajuda de agricultores e jardineiros para que elas pudessem cumprir o seu papel de alimentar e enfeitar a humanidade
Eu preciso ser agricultor ou jardineiro para cuidar das sementes.
As que caíram sobre a terra fértil não precisam de tantos cuidados, por si só se multiplicam, só precisam ser adubadas todos os dias com os insumos da alma e do coração.
As que caíram sobre a pedra também não precisam de cuidados porque a natureza em sua sabedoria se encarregou de não deixá-las gerar frutos secos e sem gosto.
Precisamos ter um carinho especial com as que caíram sobre os espinhos.
Como bom jardineiro o agricultor experiente deve saber separar o joio do trigo.
Quantas sementes boas que poderiam produzir frutos de vida foram sufocadas pelo abandono de quem tinha obrigação de ser o jardineiro.
Muitos semeadores abandonaram as sementes que foram colocadas em sua vida e quando elas se transformaram em árvores negaram sua sombra àqueles que não souberam podar e regar na hora certa.
Por isto muitos velhos abandonados nos asilos choram a visita de alguém mais próximo e ela não vem.
E quantas sementes foram semeadas com carinho e quando se transformaram em árvores frondosas fingiram não conhecer o semeador.
Quantos jovens que eram sementes promissoras hoje se transformaram em frutos amargos deixando suas vidas sobre o controle do dono da droga.
Quantas pessoas abandonaram a Igreja e a religião onde foi doutrinado para correr atrás de falsos milagreiros que aprenderam a arte de semear o culto ao demônio para depois oferecer um deus que liberta. Este falso agricultor ou jardineiro nunca foi um semeador
Quantas escolas poderiam ser jardins.
Quantos hospitais poderiam ser jardins.
Quantas comunidades poderiam gerar safra de qualidade.
O mundo poderia ser uma grande estufa de conservação das espécies, o ser humano foi a principal semente lançada na terra para ser não só uma semente e sim o agricultor e o jardineiro.
Enquanto a principal semente não for prioridade e o homem achar que pode mudar a seu bel prazer os contornos da perfeição criadora do universo; enquanto a maioria não plantar para repartir e achar que toda a safra precisa ser distribuída com a minoria, os agricultores e jardineiros terão que usar a força para defender suas sementes.
Os jovens precisam assumir o lugar da semente e do semeador e não se deixar levar pelos donos da terra, é urgente plantar sementes de ecologia, de fraternidade, de partilha, de compreensão.
Deus foi o adubo que molhou a terra com seu sangue e quer que cada um de nós se sinta agricultor e jardineiro e adubo e semente de vida para que a paz volte a reinar.

Nenhum comentário: