VISITANTES


quinta-feira, 23 de abril de 2009

Escoteiros




«"O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros."»

(Robert Baden-Powell, Escotismo para Rapazes, 1908)


Escotismo ou escutismo[1], fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Conceitos inerentes à Lei Escoteira

Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto-confiança.

Quando Baden-Powell idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.

Um comentário:

Portal de Históri@ - PH disse...

Oi! Sou a professora da Escola Custódio Pessoa e fiquei fiquei muito feliz com o comentário de vocês. O trabalho da Escola Aluísio Germano também é maravilhoso! Vamos trocar idéias!!!

e-mail: llucileide@hotmail.com é o mesmo para o orkut. E estou linkando vcs no blog!!!