VISITANTES


terça-feira, 31 de março de 2009










Ditadura Militar



A ditadura militar no Brasil foi um governo iniciado em abril de 1964, após um golpe articulado pelas Forças Armadas, em 31 de março do mesmo ano, contra o governo do presidente João Goulart.

As forças armadas tinham um projeto político-ideológico definido e, para executá-lo, pretendiam permanecer longamente no poder.

A principal razão, entre as que motivaram o golpe, foi o medo da implantação do conjunto de reformas, especialmente a reforma agrária, que traria como consequência imediata a divisão das grandes propriedades - os latifúndios. A reforma agrária diminuiria o poder dos grandes proprietários, principalmente no Nordeste. Conhecidos como "coronéis", os latifundiários mantinham os camponeses sob seu domínio e assim manipulavam as eleições, elegendo representantes que defendiam sempre seus interesses, prática que impedia a formação de uma consciência de cidadania: os trabalhadores rurais explorados e subjugados, mal tinham condições de sobrevivência.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Geometria Divertida 3

Check out this SlideShare Presentation:


Esta semana estaremos comemorando em nossa escola os 45 anos da Ditadura Militar. Iremos vivenciar diversas atividades, as quais irão fazer parte da nossa avaliação processual.

"Este ano está fazendo 45 anos do Golpe Militar que restringiu todos os direitos políticos e civis dos brasileiros, em um período que deixou marcas na história do Brasil, nas pessoas e no processo de construção da democracia.
A educação tem um grande papel fundamental a desempenhar para que histórias como essa não voltem a acontecer NUNCA MAIS - através do conhecimento dessa história. A Memória de um povo é a única forma de ajudá-lo a construir a sociedade de maneira mais lúcida e mais consistente.
Dessa forma, solicitamos a todos que orientem as escolas a fazerem atividades pedagógicas direcionadas a esse conteúdo, na semana de 31 de março e apresentamos algumas sugestões, em anexo, que podem ser desenvolvidas na escola ou entre escolas.
Na certeza de podermos contar com a participação de todos/as nesse processo, agradecemos antecipadamente." Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

sexta-feira, 27 de março de 2009

DIa do Contador de História



Hoje em nossa Escola vamos vivenciar o Dia do Contador de História. Este dia está sendo contemplado no Fluxo do Programa Alfabetizar com sucesso. As professoras e a Educadora de Apoio Dalva estavam se preparando já alguns dias, para este grande momento com nossos alunos.
A Escola pretende mostrar a importância da leitura e a interpretação dos livros lidos em sala, a fim de que compreendam e depreendam melhor os conhecimentos passados pelas mestras.
Dar vida aos personagens conduz o aluno ao encantamento, ao prazer que é fundamental para incitar a ler, a interpretar e aprender, que é a nossa maior bandeira. Uma aprendizagem com significado é o nosso maior lema. Como também fazer verdadeiras viagens em busca do conhecimento, conhecimento esse que encontramos na leitura e interação.
[

quinta-feira, 26 de março de 2009

Faz um milagre em mim - Régis Danese



Como Zaqueu quero subir,
O mais alto que eu puder
Só pra te ver, olhar para Ti.
E chamar sua atenção para mim
Eu preciso de Ti Senhor
Eu preciso de Ti o Pai
Sou pequeno demais
Me dá a sua paz
Largo tudo para te servir

Entra na minha casa, entra na minha vida.
Mexe com minha estrutura, sara todas as feridas.
Me ensina a ter Santidade
Quero amar somente a Ti
Porque o Senhor é meu bem maior, faz um milagre em mim.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Reflexão: Um momento com DEUS!!



SENHOR ...
Busco a intimidade de minha alma, neste instante, para abrir os caminhos e resolver
meus problemas.Tu és a fonte que me sustenta, a razão de ser de minha vida e estás atuando dentro da minha consciência.
Sinto que preciso seguir os Teus ensinamentos, mas as asperezas do mundo têm-me afastado de contemplar a Tua face. E eu sigo sentindo grande necessidade dessa Tua paz, que abre caminhos.
Lança, Senhor, o Teu olhar sobre mim e faze-me firmar a compreensão de que não há problema sem solução. Entendo que essa solução depende de como encaro o problema. Se, com medo, ele cresce e se agiganta; se com coragem e determinação, fica pequeno e desaparece. És Tu que me concedes a força para enfrentar os problemas com essa decisão e coragem.
Senhor jesus segura minha mão neste momento de indecisão, mostra-me o caminho da luz para que eu possa seguir o que tu desejas para mim, fica comigo Senhor, guarda-me
embaixo de suas asas. Amém.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Reflexões...





Difícil convivência

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.

Os porcos-espinhos, percebendo esta situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente.

Mas os espinhos de cada um feria os companheiros mais próximos,justamente os que forneciam calor. E, por isso, tornaram a se afastar uns dos outros. Voltaram a morrer congelados e precisavam fazer uma escolha:

Desapareceriam da face da Terra ou aceitavam os espinhos do semelhante.

Com sabedoria, decidiram voltar e ficar juntos.

Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.

Sobreviveram.

Assim,O melhor grupo não é aquele que reúne membros perfeitos, mas aquele onde cada um aceita os defeitos do outro e consegue perdão pelos próprios defeitos.

Boa semana na presença de DEUS!! Abraços fraternos e virtuais

sexta-feira, 20 de março de 2009

Reflexão sobre a Poesia



"Mas o que vou dizer da Poesia? O que vou dizer destas nuvens, deste céu? Olhar, olhar, olhá-las, olhá-lo, e nada mais. Compreenderás que um poeta não pode dizer nada da poesia. Isso fica para os críticos e professores. Mas nem tu, nem eu, nem poeta algum sabemos o que é a poesia." (Garcia Lorca)

14 de Março: Dia Nacional da Poesia


O Dia Nacional da Poesia, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves. Poeta do Romantismo, foi autor de belíssimas obras, como o “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.
O que é poesia
Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.
Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”.
Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Isto é a função poética.
A poesia sempre se encontra dentro de um contexto cultural e histórico. Os vários estilos poéticos, as fases de cada autor, os acontecimentos da época e tantas outras interferências muitas vezes se misturam à obra e lhe dão novos significados.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Café Filosófico Ano - 2009



As discussões foram voltadas para o tema escolhido que foi: Que aluno crítico eu quero formar? O texto que trabalhamos foi este de Odair José Moura de Araújo : "Professores intelectuais transformadores."
O debate foi muito proveitoso e rico e aproveitamos o momento para registrar as adversidades as quais passamos no dia a dia em sala de aula. Ouvimos e vimos um vídeo coma música "Anjos da guarda" de Leci Brandão. O nosso primeiro Café deste ano foi um sucesso... Já estamos preparando o segundo.

Café Filosófico Ano - 2009



Café Filosófico Ano - 2009

O nosso 1º Café deste ano foi no Espaço Cheio de Graça e contou com todos os Professores e Equipe Gestora. A noite foi bastante agradável. Iniciamos com uma oração cantada: Noites Traiçoeiras e Ana Flávia conduziu o tema para todos. Diante de conversas nossas na última Formaçaõ Continuada, uma frase ficou nos instigando a continuar estas discussões. "Que aluno crítico eu quero formar"? Após algumas colocações, lemos um texto acerca do tema e a noite mereceu todas as nossas discussões. Parabéns a todos que fazem a Escola Aluísio Germano, pelo profissionalismo e dedicação a causa. Foi excelente o nosso 1º Café Filosófico - Ano 2009

segunda-feira, 16 de março de 2009

1º Café Filosófico de 2009



Hoje à noite teremos o nosso primeiro Café Filosófico deste ano, logo mais no Espaço Cheio de Graça, onde teremos muitas novidades acerca do tema escolhido para as discussões. O Tema é: "Que aluno crítico é este?"
Estes momentos são bastante enriquecedores e trazem para nós enquanto educadores muitas reflexões em relação a nossa prática pedagógica. É importante que todos os que fazem o Aluísio Germano participem deste evento educativo.
Os Cafés que a Escola promove foi a maneira que a mesma encontrou para poder cumprir as aulas atividades. No ano passado tivemos alguns encontros, e, entre esses encontros podemos destacar um que foi muito importante: O tema foi a Tecnologia e a escola. O Colégio Salesiano abriu as portas para nossa escola e o debate ficou por conta do Coordenador do Ensino Médio, o Professor Tônio Carlos, daquela escola.

Mensagem da Semana



Acerte na Maneira de dizer as coisas

Uma conhecida anedota árabe diz que, certa vez um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes.
Logo que despertou mandou chamar um adivinho para que interpretasse o sonho.

- Que desgraça, senhor, falou o adivinho. Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade!

- Mas que insolente, gritou o sultão enfurecido. Como te atreves? Fora daqui!
Chamou os guardas e mandou que dessem cem chibatadas no adivinho.

O sultão chamou então, outro adivinho, que após ouvir o sultão disse:
- Senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haverá de sobreviver a todos os vossos parentes.

A fisionomia do sultão iluminou-se e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho.
E quando este saía do palácio, um dos guardas lhe disse admirado.

- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro?

- Lembra-te meu amigo, respondeu o adivinho. Tudo depende da maneira de dizer as coisas.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Música: Planeta Água


Planeta Água
Guilherme Arantes

Composição: Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...

Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)

"Planeta Água"



" PLANETA ÁGUA "
(Condensado de texto original de Joelmir Beting)

Planeta Água
Guilherme Arantes
ÁGUA MAIS VALIOSA QUE PETRÓLEO"A água doce é um recurso renovável pela própria natureza. O tal de ciclo hidrológico... Renovável, sim; porém limitado.
A oferta de água já foi atropelada pela demanda em quase todo o mundo. O consumo, a poluição e o desperdício, fazem dela um recurso natural cada vez mais valioso, porque cada vez mais insuficiente".
Foi dessa maneira, em seu inconfundível estilo, que Joelmir Beting iniciou a sua crônica "Planeta Água", publicada em vários jornais do país, a propósito do "Dia Mundial da Água" transcorrido em 22 de março de 1998.
Joelmir Beting relata uma curiosa conversa que teve com o prefeito de Bagdá, Mahamed Dib, no Iraque em abril de 1981. Estavam observando as águas sujas do Rio Tigre, quando o prefeito disse:
"- Com a poderosa tecnologia do petróleo, já realizamos dezenas de perfurações aqui na área de Bagdá, em busca de águas profundas. Mas, infelizmente, só estamos achando mais petróleo".
Com o seu estilo irônico, Beting respondeu: "- Que azar... não?".
Percebendo a ironia, o prefeito rechaçou:
"- Para nós, um barril de petróleo vale US$ 35 e deixa de lucro US$ 22... Mas estamos pagando US$ 110 a cada barril de água mineral que estamos importando da Bulgária. Ou seja, estamos perfurando para encontrar um recurso que nos custa US$ 110, mas continuamos a encontrar um outro que representa US$ 22 para nós, na troca com a Bulgária. Então, cada barril de água está nos custando o equivalente a cinco barris de petróleo! Não é um azar, mesmo?"

terça-feira, 10 de março de 2009

REFLEXÃO


O Que você pode fazer para mudar o mundo

Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo ...

Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração ...

Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres ...

Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo ...

Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Mulehr na sociedade: A conquista ao longo dos tempos



A posição que a mulher ocupou na sociedade ao longo dos tempos foi de coadjuvante em relação ao homem. Programada para gerar, cuidar da casa, dos filhos e ser submissa sempre, ela foi ficando sem espaço e sem identidade. Para que esta mulher conquistasse o lugar de destaque em que ela se encontra nos dias atuais, foram necessárias muitas mudanças e quebra de paradigmas. Hoje, a mulher está presente em todas as camadas da esfera profissional da sociedade e é respeitada por tal façanha. O que falta a esta nova mulher atualmente para que ela se torne plena e feliz é realizar-se, e em alguns casos também, em sua vida sexual.

Com o passar dos anos, inúmeras conquistas foram alçadas por estas guerreiras, mulheres de fibra que não se cansam, que labutam doze, quatorze e até mesmo dezesseis horas por dia. Várias delas criam seus filhos sozinhas com todas as adversidades inimagináveis . Só que elas persistem, permanecem na batalha, vencem a cada dia uma nova guerra na “Selva de Pedra” do cotidiano.

Há muitos anos atrás nos Estados Unidos algumas mulheres demonstraram garra, força, luta, fé e perseverança em luta por desses direitos, os quais foram negados durante um longo tempo. Essas vencedoras mulheres não aceitaram as péssimas condições de trabalho, organizaram um movimento e lutaram até a morte, quando por ordem do patrão, foi ateado fogo com estas operárias dentro. Elas morreram e não desistiram de seus ideais.

“Neste dia, 08 de Março do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.”

Outra conquista histórica que as mulheres adquiriram foi o direito ao voto, A mulher não possuía o direito de escolha, elas não tinham sequer o direito se sentar à sala e ainda chamavam seus maridos de senhor. Nesta época os pais é que escolhiam seus maridos. Muitas dessas mulheres sofriam caladas, humilhadas e infelizes, porque se percebe pelas matérias históricas, fotos e quadros de mulheres com um olhar perdido, triste e sombrio. Os homens, na maioria das vezes, tinham amantes e as mulheres se sujeitavam a se submeter por mais esta humilhação.

No Brasil, na geração dos anos sessenta, as mulheres também lutaram bravamente por direitos iguais. Diversas iniciaram um movimento em busca de melhores condições de trabalho, liberdade de escolha, as feministas iam às ruas e queimavam sutiãs em busca dessa igualdade tão sonhada. Inúmeras mudanças foram acontecendo na sociedade, entre essas mudanças o mercado de trabalho se ampliava para as mulheres, o divórcio começou a valer. E os padrões de antes, a família com pai mãe e filhos começou a mudar. Uma nova família estava aparecendo: mãe e filhos.

A situação das mulheres começava a se definir só que ainda existia um fator primordial é que diversas dessas mulheres quando completavam quarenta anos começavam a serem descartadas e esquecidas pelo mercado de trabalho. Elas também achavam que já era hora de parar e se aposentar. Muitas se sentiam velhas e sonhavam com a aposentadoria. Naquele tempo a própria sociedade também estigmatizava que a mulher aos quarenta estava fora do mercado de trabalho. E ainda havia a situação deplorável que alguns homens trocavam suas mulheres de quarenta por outras mais novas.

Com tudo o que foi citado, as mulheres nunca tiveram o espaço que mereciam. E percebe-se até os dias atuais, que todas estas adversidades afetaram imensamente a sexualidade feminina. O que sempre se apregoou é que o prazer não foi feito para as mulheres. Por causa destas situações ainda hoje diversas têm problemas sérios em relação a estas questões de sexualidade.

Segundo estudiosos alguns homens também não sabem como satisfazer estas mulheres, e também não sabem lidar com estas emoções, por esse motivo vão gerando nelas graves conflitos internos, os quais em muitas se tornam cicatrizes incuráveis. No entanto, existe um jargão que diz: “mulher também foi feita pra sentir prazer” Com a chegada da nova mulher deste século muito coisas já vêm mudando. Vários paradigmas estão sendo quebrados, mudanças estão acontecendo em uma rapidez incontrolável. O que se ver nos dias atuais é que esta nova mulher conquista dia a dia seu espaço não só no campo profissional como também no emocional.

Hoje, podemos ver as mulheres em todos os segmentos da sociedade. O que ainda falta a essa nova mulher, que passa dos quarenta é reconhecer-se e ver-se como uma mulher plena, se faz necessário buscar este prazer tão sonhado, tão almejado, porque e é um direito que todas elas têm. É um caminho que está faltando elas percorrerem a fim de encontrarem o prazer sexual que faz parte da natureza humana e é singelo e é sagrado.

Só que para muitas esse prazer vem atrelado ao amor,muitas destas mulheres não se vêem apensa como mães e esposas,elas também deseja, se sentir amadas e desejadas,e existem outras que até amam, no entanto, este amor é proibido!Dessa forma essas mulheres vão vivendo como diz o Rei:

“Sem motivos vou vivendo por aí por viver... Meus valores tão confusos reprimidos por você... Mas, eu insisto em cultivar sua presença mesmo sem você saber e ainda espera a cada dia a sua volta mesmo sem você querer...”



Texto de Neusa Amorim

14/0707

Modificado em 28/08/08

terça-feira, 3 de março de 2009



Pernambucanos homenageiam história com novo feriado civil
Postado no 13/11/2007 por Redacao TP

da Redação do pe360graus.com

Um convênio assinado, nesta segunda-feira (12), na Assembléia Legislativa, confere à Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) a competência de coordenar uma consulta pública para definir a data da carta magna de Pernambuco.

A enquete deve ser veiculada nos meios de comunicação até o final do mês. De acordo com a Lei Federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, cada Estado pode instituir um feriado em homenagem a um grande feito histórico.

O Instituto Histórico, Artístico e Geográfico do Estado escolheu as seguintes datas para a disputa: 13 de janeiro, execução de Frei Caneca; 27 de janeiro, Restauração Pernambucana; 6 de março, Revolução Constitucionalista de 1817; 5 de outubro Convenção de Beberibe; 10 de novembro, Proclamação da República no Senado de Olinda.

O projeto de lei que permitirá a criação da carta magna é de autoria da deputada Terezinha Nunes e já tramita na Alepe. O documento prevê que os deputados acatem o resultado da consulta popular. A votação deve acontecer por meio de sites na internet e urnas eletrônicas distribuídas em pontos estratégicos do estado.

As duas faces da flor!





Rodeada de cipós e espinhos,
Eu te vi, num mundo só teu.
Imponente, culta, soberba,
Como peça intocável de museu.

Tentei ver através das aparências,
Um mundo carregado de emoções.
Apesar do limite intransponível,
Sinto em ti pulsar um coração.

Flor tu és, de belezas mil.
A transmitir sensações vitais.
Porque te escondes nesta indiferença?
Diferença própria dos seres racionais?

Chegou o tempo de desabrochar.
Desabrochando vejo esta linda flor.
Numa lágrima refletes a alma,
Dourada e bela, regada pelo amor.

Menina, flor de meia idade.
Cultivada com sabedoria.
Enriquece todos que se chegam a ti,
Sagrado exemplo, nos dado por Maria.

Sorria, chores, apaixone-se mulher.
Tu és a mais perfeita obra de Deus.
Não terás perdão ó criatura,
Por não viveres plenamente os sonhos teus.


Siria W. S. da Silveira

segunda-feira, 2 de março de 2009

Mensagem de amor



Amor, significado doce para uns, palavra dolorosa para outros,
mas quem sabe o verdadeiro significado de tal palavra?
Ninguém pode explicar, seu sentido literal,
alguns ate arrisacam definicões e adjetivos
simplesmente pelo fato de achar que possuem tal sentimento por alguém.

Mas o que é o amor, se os seres humanos visam somente o próprio bem estar?
A conquista infinita de bens materiais?
Esquecendo-se de olhar para o mundo la fora
e ver quantas pessoas necessitam de um pouco de atencão,
um sorriso, uma palavra amiga, um pedaco de pão,
um copo de água ou até mesmo um pensamento de bondade.
Se assim ocorresse pelo menos de vez em quando,
poderíamos dizer que a palavra amor tem seu sentido verdadeiro.
Mas infelizmente poucos são oe que assim pensam ou agem,
pois o Amor verdadeiro, o Amor Maior
so existiu e existe ainda no nosso grande Mestre Jesus!!!

Texto: Beleza da vida!




Curve-se diante da beleza da vida.

Respeite-a. Ame-a.

Cale a voz negativa. Renda sua homenagem ao Criador de tudo. Ele merece.

Um poder infinito, um amor sem fronteiras, tudo fez. Imagine-se dentro desse contexto maravilhoso.

Vibre com a vida.

Dobre-se diante da grande beleza.

O deslumbrante espetáculo da vida é construído pelo mesmo Deus que habita em você.





( Do Livro "Sementes de Felicidade", 45, de Lourival Lopes )